Último Update: 01/03/2020

Os pneus que vieram originalmente com o carro começam a chegar ao fim da vida e com eles aquela clássica dúvida: qual pneu pegar?

Como já falamos no FAQ, os pneus 225 (mais largos que os 205 originais) são mais em conta que os 205 que vem com o carro. Por conta disso, 90% dos proprietários acabam indo com pneus 225. Pneus um pouco mais largos tem um ponto a ser notado: você pode ter uma perda mínima na arrancada e no consumo. Mas, em contrapartida, ganha em grip (aderência) e conforto.

Dito isso, abaixo as principais opções geralmente cogitadas. Cada um tem seus prós e contras. Peguei alguns gráficos do Tyrereviews.com apenas para ter alguma espécie de comparação visual. Lembrem-se que isso é avaliação dos usuários, então é mais como um balizamento do que uma verdade absoluta, ok? Também lembramos que vamos comentar só sobre os pneus mais utilizados (e que temos algum feedback de alguém do grupo).

A ideia é que este artigo vá sendo atualizado e corrigido. Por enquanto, o intuito aqui é algo para uso “civil”, então você não verá nada como R888, por exemplo.

Continental Sport Contact 3

Os pneus que vem com os RS vinham de fábrica até 2020. Tem um bom grip, mas são conhecidos por sua fragilidade nas laterais. Furam com facilidade e rasgam a banda lateral facilmente. Tem um bom custo-benefício.

Preço: $ $ $
Grip: ☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆

Michelin PilotSport 4

A escolha favorita dos membros do RS Groupe. Se eu precisasse colocar uma estrelinha no que eu escolheria, colocaria aqui.

Os pneus que vem com o RS Racing Spirit. São melhores que os Continental Sport Contact 3 do RS normal. Uma das melhores opções para dia a dia, com mais grip e mais resistentes que os CSC3. A maior parte usa nas dimensões 225/45/17 porque são mais confortáveis e mais baratos que nas dimensões originais, 205. São mais caros que a média dos pneus dessa lista.

Preço: $ $ $ $
Grip: ☆☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

MOMO outrun M3

Eventualmente alguém do grupo traz esse pneu como opção. Em geral, é um pneu com custo benefício regular para uso “civil”. Mas para uso em pista o comportamento é abaixo do esperado. Possuem um preço mais em conta.

Preço: $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

Michelin Primacy 3

Não é um pneu de performance, tenha isso em mente. Você perde grip, mas se você procura algo para “uso civil no dia-a-dia”, vale pelo conforto e pela economia. É um bom custo benefício, mas perde em aderência em curvas. Se for optar por eles, tome precaução antes de sair “dando pau”: sinta o carro e se adapte aos pontos positivos e negativos em relação aos CSC3 ou PS4.

Preço: $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆☆
Conforto: ☆☆☆

Michelin Primacy 4

Substituto do primacy 3, é um pneu com mais foco em conforto e menos em performance. Diz que produz menos ruído e é mais seguro que os Primacy 3.

Preço: $ $ $
Grip: ☆☆
Durabilidade: ☆☆☆ ☆
Conforto: ☆☆☆☆

Hankook Ventus Evo 2 V12

Preço: $ $
Grip: ☆☆☆
Durabilidade: ☆☆☆
Conforto: ☆☆☆☆

No custo benefício, os Hanhook Ventus EVO 2 parecem ser muito bons: custam substancialmente menos que os PS4, por exemplo. Possuem um bom grip no seco.

Entrarão em breve nas avaliações desta lista:

Yokohama S.drive
Potenza re760 sport
Goodyear Eagle F1 ASYMMETRIC 3

MAS E AÍ? RESUME.

Quando buscam conforto e economia vão de PRIMACY
Quando buscam desempenho e dinheiro não é o maior problema, PILOT SPORT 4
Pessoalmente, analisando os números, minha próxima escolha é o Hankook Ventus EVO 2 V12